terça-feira, 2 de outubro de 2007

Auto Imagem

A Auto-imagem é o conjunto de idéias, conceitos e opiniões que alguém tem de si , bem como, a imagem que supõe projetar para os outros. O estudo da auto-imagem é relevante para várias linhas de pesquisa do ser humano, na medida em que, a imagem que um indivíduo tem de si, determina importantes aspectos de seu comportamento, notadamente a forma com que se relaciona com os outros.

Temos uma imagem do que somos, mas, infelizmente, ela não é real. Compomos a imagem de quem somos, à partir do que ouvimos à nosso respeito, e assim, nos vemos através do que os outros viram em nós. Como, a maioria de nós, está completamente envolvido, pela visão limitada do EGO, nos supomos pequenos e frágeis, e muito menos capazes, do que realmente somos.

O grande perigo é que fomos julgados e rotulados por nossos atos, por nossos erros. Fomos recompensados, abraçados, aceitos e acariciados, sempre que conseguimos ser “bonzinhos” ( atendemos ao que esperavam de nós), enquanto que, fomos rejeitados, rotulados, agredidos e humilhados, quando não conseguimos atingir os altos padrões de perfeição, estabelecidos para nós, ou, quando fizemos tentativas de realizar as coisas, à nosso modo. Portanto, até hoje valorizamos o “padrão ideal”, enquanto que, a individualidade e a espontaneidade, são desprezadas ou consideradas formas de “rebeldia”.

Por que as pessoas autênticas, precisam ser vistas, como “esquisitas”, “estranhas” ou “deficientes”? Fomos algumas vezes, comparados em desempenho, aos nossos primos, irmãos (erro que muitos pais cometem) e vizinhos, e aprendemos que devemos sempre nos comparar às pessoas. Quando o correto é você comparar com você mesmo.

Não fomos incentivados a ver o erro, como um mecanismo de aprendizado e sim como um fracasso. O fracasso não faz de você um fracassado. O que faz você fracassar é o desânimo, o medo e o comodismo!

Precisamos ser mais ousados. Quando nos fechamos para os riscos, deixamos de viver, e ficamos doentes tanto no aspecto emocional como físico. Portanto, se sua auto-imagem está em baixa, lembre-se de que as conclusões que criou à seu respeito não está relacionada ao que lhe disseram, e que muitas vezes, não correspondem à verdade. Assim como, todas as opiniões, comentários e críticas que lhe magoaram, não retrataram seus erros, mas, as expectativas das pessoas, que você não atendeu. Reflita com a leitura deste artigo publicado e se permita olhar à si mesmo, com olhos amigos e repletos de sabedoria, e assim, começar à se descobrir. Tudo aquilo que faz você se julgar menos, incapaz, infeliz, esquisito, um “pobre coitado” ou qualquer outra coisa assim, está baseado no que lhe disseram e não realmente no que você é.

Você é a imagem e semelhança de Deus, porém similar, único e ETERNO, repleto de talentos e potencialidades. Portanto, faça as pazes consigo, fique do seu lado, dê a volta por cima, faça-se feliz, e acredite que é capaz e merecedor de um NOVO JEITO DE VIVER!

Saiba que é importante como você se vê e também como você se quer ver. Saiba que é importante que você estabeleça metas de como você, juntamente com o Pai Celeste, vai fazer para tornar-se o grande homem ou grande mulher que pretende ser.

Nenhum comentário: