quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Ativando o Segredo do Entusiasmo


A motivação é “o motor que nos leva à ação”, é o segredo para que a sua vida ganhe entusiasmo; é também o seu combustível para que a sua vontade ganhe energia e vitalidade para não se deixa intimidar pelo medo de falhar ou fracassar. É a motivação que permite que alguém trabalhe horas a fio sem sentir cansaço, que faz com que o atleta persista no treinamento mesmo com os pés feridos.

A falta de motivação tem sido a causa de talentos que se perdem, diamantes que permanecem no fundo da terra, em estado bruto, privando o mundo do seu esplendor.

Uma pessoa motivada não abre espaço para pensamentos de derrota, não se deixa desanimar pelo pessimismo, nem se influenciar pelo que os outros pensam como pessoas derrotadas.

Alguém já escreveu “algo só é impossível até que alguém o torne possível”.

A pessoa motivada não se fixa somente nas dificuldades, encara as situações adversas como temporárias, busca soluções aos desafios que surgem. Já a pessoas desmotivadas vivem constantemente estressadas, desanimada e descrente do seu potencial.

Escolha os seus objetivos e tome a decisão de entrar em movimento para alcançá-lo, você precisará de determinação para seguir adiante. Uma vez que tenha definido o que deseja, ninguém mais, sem o seu consentimento, terá poder para afastá-lo da sua meta. Determine-se a ultrapassar os obstáculos, a superar todas as dificuldades e prosseguir para o alvo. Tenha um propósito firme contigo e com Deus para manter a determinação de chegar lá, mesmo quando as condições se tornam adversas. Isso o ajudará a manter um estado físico e emocional favorável às ações que precisa tomar. A determinação está ligada à motivação e à perseverança de manter o objetivo em mente até conquistá-lo.


Não desista de seus sonhos e nem mesmo dos sonhos que Deus colocou em seu coração. Caminhe passo a passo, com foco no alvo desejado e comemore cada vitória. Não fique a depender da aprovação das outras pessoas, e nem mesmo de estímulos externos para se manter motivado. Busque a motivação para continuar dentro de você e conseguirá alcançar seus objetivos. A motivação é um estado interior que faz com que tudo seja transformado em estímulo para seguir na direção desejada. Mantenha a motivação em alta e o entusiasmo vem naturalmente em sua mente e seu coração.


Alguém entusiasmado supera com mais facilidade todas as dificuldades até fazer do seu sonho uma realidade, impulsiona o progresso econômico e gera empregos. Embora seja bom receber apoio, a sua força está na própria capacidade de se auto-motivar. Quem espera estímulo externo para se motivar se coloca numa posição de dependência que enfraquece a vontade. Outra coisa importante, andar em boa companhia. Boa companhia é aquela pessoa que ouve para te compreender, te apoiar e te dar sugestões criativas para estar cada mais próxima da realização de seus sonho; e não para discordar ou criticar.


Pessoas que aprendem a se auto-motivar não andam em companhia de gente derrotista. Mantém-se afastadas dos que têm o hábito de se lamentar e culpar o mundo pelo que não deu certo em suas vidas. Recusam-se a ouvir conversas negativas e não permitem que sua mente se detenha em comentários pessimistas ou maldosos.


A pessoa auto-motivada se visualiza vencendo, mesmo diante das derrotas temporárias, e termina por vencer no final. Em vez de dar ouvidos aqueles que vêem dificuldade em tudo, buscam exemplos de pessoas que superaram limites e realizaram seus sonhos e objetivos. Escolhem com cuidado aquilo o que possam entrar em sua mente, selecionando o que vai ler em jornais e revistas, assistir na televisão e ouvir nas emissoras de rádio. Quem sabe se motivar mantém a energia elevada e constrói a seu destino de maneira única, responsável, pessoal e intransferível.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

As 12 Características das Pessoas Realizadas e Vencedoras

Na minha trajetória com pesquisa na área de desenvolvimento pessoal, tenho observado que aquelas que alcançam as mais elevadas realizações, geralmente possuem, pelo menos, uma coisa óbvia em comum: disciplina pessoal. Pessoas realizadas estão dispostas a fazer coisas difí­ceis que pessoas comuns não querem fazer.
Como coordenador regional de um projeto social e educacional na Região Metropolitana de Campinas, tive oportunidade de conhecer muitas pessoas. Entre elas, pessoas realizadas e fracassadas. Nos eventos realizados, elas me ensinaram muito sobre realização pessoal e as caracterí­sticas indispensáveis para alcançá-lo.
Observei que a pessoa bem sucedida expressa autodisciplina da seguinte maneira:
1- Domina seu estado de espí­rito,
2- Vive segundo seus compromissos e não conforme suas emoções;
3- Fazem o que dão certo, mesmo quando não tem vontade de fazê-lo;
4- Vigia suas palavras. Coloca sua mente para funcionar antes de abrir boca;
5- Refreia suas reações, quando está para perder a calma;
6- Desenvolve a paciência e a sabedoria do homem lhe dá paciência;
7- Não perde tempo reinvindicando sua glória é e seus méritos;
8- Ignorar as ofensas;
9- Tem senso de responsabilidade;
10- Aprende a fazer o melhor uso do seu tempo e do seu dinheiro. Aprenda a viver com menos do que ganha e invista a diferença;
11- Mantêm-se saudável. Cuidando de si mesmo fisicamente e
12- Acredita em Deus e pede sabedoria para tomar suas decisões.
Enfim, aprendi que a disciplina que você estabelecer hoje determinará o grau do seu sucesso amanhã. Mas é preciso mais do que força de vontade para que o autocontrole seja duradouro. É preciso um poder superior a você mesmo. Boas intenções por si não são suficientes. Considere esta promessa da Bí­blia: "Porque Deus não nos deu o espí­rito de temor, mas de fortaleza, de amor e de moderação" (II Timóteo 1.7).
Aprendi que Ele pode nos dar força e decisão necessárias para fazer aquilo que não podemos por nós mesmos.

Dando a Volta por Cima e Superando os Obstáculos

Reavalie neste exato momento, os acontecimentos, as experiências vividas, as conquistas, o progresso e os obstáculos ultrapassados da sua vida. A vida não é um enigma. É, antes de mais nada, um reflexo, uma expressão, um espelho que reflete o que carregamos nas profundezas do nosso coração, da nossa mente e da nossa alma (confira em Provérbios 23:7).
Costumamos mentir para nós mesmos, mas não podemos fugir à realidade que se manifesta claramente na nossa consciência. Negamos a realidade porque nos recusamos a vislumbrar nossos conflitos internos. Culpamos as pessoas e os fatos porque assim não teremos que reconhecer as "coisas feias que carregamos no coração".
Fugimos do que somos para sermos aceitos. Pelo medo do reconhecimento das ragilidades, continuamos mergulhados nesta ilusão. Ilusão que conduz ao tédio, a depressão e uma série de doenças emocionais.
Todas as situações à sua volta são reflexos das suas crenças a respeito das coisas. Não mudamos as situações, nos transformamos e, então, as situações mudam. Aprendemos a viver de maneira muito defensiva: estamos o tempo todo nos sentindo ameaçados pelas pessoas, pelo meio. Vivemos tensos, com medo, prontos para "atacar" ou "fugir". Temos muito medo de ser machucados emocionalmente. Temos muito medo de ser abandonados, humilhados. Gritamos para ocultar o medo, fugimos do amor para evitar o adeus e deixamos de lado o "experimentar" que é verdadeiramente viver. Pelo medo de sofrer, nos impedimos de viver. Viver é experimentar, saborear sem medo de errar, de sofrer, entendendo que tudo passa: nada, nem ninguém é de ninguém. Tudo "caminha junto" enquanto faz sentido. Tudo passa: o bom, o doce, o amargo, o azedo, o radiante, o nebuloso, tudo passa... E é assim mesmo que tem que ser!
Nas experiências da vida ganhamos a oportunidade de "treinar" diversos aspectos de nós. Nada pode se estagnar porque a evolução é fluxo, movimento, fazer e reciclar. Devemos ser um pouco mais impessoal, que significa ser livre para experimentar e expressar a própria individualidade, interagindo com todas as situações da nossa vida, não mais como um ser fragmentado, indefeso, assustado, se sentindo pequeno, mas como um ser integral (alma, mente e corpo), receptivo, aberto, seguro em si, afetuoso, desapegado, pleno e pronto para compartilhar.
A vida de muitos está repleto de "desencontros" porque as pessoas estão em busca "do que posso encontrar no outro para me satisfazer", quando, na verdade, as relações fluem sobre o conceito do "quero dividir, compartilhar, caminhar lado a lado". Lembre-se: a vida não reflete a mudança das nossas atitudes externas, mas das nossas atitudes internas em relação a nós mesmos. Em vez de seguir aquela onda que lhe chama para pensamentos que lhe farão sofrer, todos eles contra sua auto-estima, pare por um segundo, respire e pergunte: “O que tem de mim nisso? Como construí essa situação? Em que aspectos estou me abandonando, negligenciando meu valor, minhas vontades?” E observe, tente se manter o mais positivo possível, rebatendo os pensamentos negativos que surgirem, com a idéia de que não é algo pessoal, de que haverá uma solução inteligente para dar a volta por cima e superar os obstáculos.
Aceitar, simplesmente aceitar, é um passo decisivo no processo de cura de qualquer situação. Aceitar significa entender o sentido oculto contido nas situações difíceis do passado. Isso significa também perdoar e esperar! E é incrível como depois de "aceitar" a situação que antes parecia uma "facada no peito" a cada recordação, se torna uma lembrança comum, uma experiência. A partir de então a situação externa começa a mostrar sinais gradativos de mudança.
É preciso ter persistência e paciência, já que é um processo construído por anos num mesmo padrão de crenças. O medo é um outro fator que segura as realizações. Um lado em nós diz: "Quero!", o outro: "Tenho medo!". Geralmente esse último é bastante inconsciente, sendo algumas vezes imperceptível à maioria das pessoas. O nosso sistema de defesa nos protege de tudo aquilo que pode significar perigo à nossa integridade física ou emocional e, dessa maneira, afasta as situações, atrasa os acontecimentos, confunde, complica, impossibilita a realização da situação que por um lado diríamos "sim". O nosso "não" tem muita força, porque serve como um forte indicador para o nosso sistema “proteger”. Por isso, em tudo aquilo que dizemos querer que aconteça e que acaba nunca acontecendo ou quando acontece mas não se solidifica, há duas forças lutando entre si: o sim e o não. Uma das maneiras mais fortes de se dizer "não" ao sistema é através do medo. Dessa forma, não adianta tentar mudar a situação; é preciso trabalhar a noção de segurança dentro de si. É preciso renovar a nossa mente e inserir bons pensamentos capazes de renovar o nosso ser.

Auto Imagem

A Auto-imagem é o conjunto de idéias, conceitos e opiniões que alguém tem de si , bem como, a imagem que supõe projetar para os outros. O estudo da auto-imagem é relevante para várias linhas de pesquisa do ser humano, na medida em que, a imagem que um indivíduo tem de si, determina importantes aspectos de seu comportamento, notadamente a forma com que se relaciona com os outros.

Temos uma imagem do que somos, mas, infelizmente, ela não é real. Compomos a imagem de quem somos, à partir do que ouvimos à nosso respeito, e assim, nos vemos através do que os outros viram em nós. Como, a maioria de nós, está completamente envolvido, pela visão limitada do EGO, nos supomos pequenos e frágeis, e muito menos capazes, do que realmente somos.

O grande perigo é que fomos julgados e rotulados por nossos atos, por nossos erros. Fomos recompensados, abraçados, aceitos e acariciados, sempre que conseguimos ser “bonzinhos” ( atendemos ao que esperavam de nós), enquanto que, fomos rejeitados, rotulados, agredidos e humilhados, quando não conseguimos atingir os altos padrões de perfeição, estabelecidos para nós, ou, quando fizemos tentativas de realizar as coisas, à nosso modo. Portanto, até hoje valorizamos o “padrão ideal”, enquanto que, a individualidade e a espontaneidade, são desprezadas ou consideradas formas de “rebeldia”.

Por que as pessoas autênticas, precisam ser vistas, como “esquisitas”, “estranhas” ou “deficientes”? Fomos algumas vezes, comparados em desempenho, aos nossos primos, irmãos (erro que muitos pais cometem) e vizinhos, e aprendemos que devemos sempre nos comparar às pessoas. Quando o correto é você comparar com você mesmo.

Não fomos incentivados a ver o erro, como um mecanismo de aprendizado e sim como um fracasso. O fracasso não faz de você um fracassado. O que faz você fracassar é o desânimo, o medo e o comodismo!

Precisamos ser mais ousados. Quando nos fechamos para os riscos, deixamos de viver, e ficamos doentes tanto no aspecto emocional como físico. Portanto, se sua auto-imagem está em baixa, lembre-se de que as conclusões que criou à seu respeito não está relacionada ao que lhe disseram, e que muitas vezes, não correspondem à verdade. Assim como, todas as opiniões, comentários e críticas que lhe magoaram, não retrataram seus erros, mas, as expectativas das pessoas, que você não atendeu. Reflita com a leitura deste artigo publicado e se permita olhar à si mesmo, com olhos amigos e repletos de sabedoria, e assim, começar à se descobrir. Tudo aquilo que faz você se julgar menos, incapaz, infeliz, esquisito, um “pobre coitado” ou qualquer outra coisa assim, está baseado no que lhe disseram e não realmente no que você é.

Você é a imagem e semelhança de Deus, porém similar, único e ETERNO, repleto de talentos e potencialidades. Portanto, faça as pazes consigo, fique do seu lado, dê a volta por cima, faça-se feliz, e acredite que é capaz e merecedor de um NOVO JEITO DE VIVER!

Saiba que é importante como você se vê e também como você se quer ver. Saiba que é importante que você estabeleça metas de como você, juntamente com o Pai Celeste, vai fazer para tornar-se o grande homem ou grande mulher que pretende ser.

A Lei da Atração


Recentemente foi publicado um livro chamado "O Segredo", conhecido como "A Lei da Atração". Tal livro fala sobre os resultados das nossas atitudes mentais, consolidadas em nosso subconsciente. O livro diz que a "lei da atração" está constantemente dando forma às nossas escolhas, criando circunstâncias que refletem o seu estado interior. Como Especialista em Desenvolvimento Interpessoal, informo que para obter resultados positivos tanto na esfera pessoal e profissional é de vital importância que você aprenda a focalizar seus pensamentos em uma única direção, isto em suas metas. A confusão mental em que a maioria das pessoas se encontra envia sinais contraditórios ao subconsciente e por essa razão as coisas parecem nunca se concretizarem seus objetivos. É provado que somos, com a permissão do Pai Celeste, os contrutores do nosso destino e não vítimas. Temos uma visão distorcida da nossa própria natureza; não sabemos de verdade quem somos, nem tampouco conhecemos o poder que o Pai Celeste concede para àqueles que sabem pedir e usar. Participar de eventos voltados para a Auto-Estima e para o Auto-Conhecimento são de vital importância, pois o indivíduo que conhece a dinâmica de si mesmo e de suas emoções alcança a consciência de suas escolhas e, consequentemente, constrói para si circunstâncias mais favoráveis para a sua vida. Aliar os ensinamentos racionais e inteligentes da auto ajuda com a ajuda que vem do Alto, são os principais ingredientes para a sua realização pessoal e profissional. Acredite, se você buscar a força que vem do Alto, mentalizando "tudo posso Naquele que me fortalece" muitos acontecimentos favoráveis vão acontecer.