quinta-feira, 18 de outubro de 2007

O Poder do Vocabulário

Tratando-se de conversação, há dois tipos vê vocabulário: o ineficaz e o eficaz. O primeiro é empolado, ninguém entende e não funciona. O segundo é simplificado, de fácil assimilação e funciona.

O verdadeiro sentido da comunicação não é só falar ou escrever e sim, concentra-se no interlocutor para que ele entenda e compreenda a sua mensagem.

Quem usa palavras difíceis, frases e vocabulários técnicos em demasia, corre um sério risco de ser taxado como arrogante, mesquinho, ou bobo prepotente.

A grande sacada da conversação não está no tamanho ou no número de palavras que usa e sim, no efeito que palavras e frases causam na maneira de pensar e decidir das outras pessoas.

Eis aqui, cinco fundamentais para desenvolver a eficácia através das palavras:

a) Não pense em palavras ou frases. Pense em quadros e, ou, imagens. As palavras são resultados do seu pensamento e conhecimento.

b) Encare o fato do seguinte modo. Quando você fala, ou escreve, está, num certo sentido, projetando um filme nas mentes dos outros.

c) Ao invés de dizer: "Surgiu um problema." Que cria, na mente dos outros, um quadro em que aparece algo desagradável, difícil de resolver. Diga: "Surgiu um desafio", o quadro é de estímulo, de algo agradável de fazer.

d) Empregue palavras positivas, entusiásticas, agradáveis, que prometem vitória, esperança, felicidade e prazer. Evite os termos que criem imagens desagradáveis de fracasso, derrota ou amargura.

e) Desenvolva o hábito de afirmar-se quando fala, iniciando pelo tom de voz. Determine-se a ser uma pessoa desembaraçada e objetiva, com tom de voz modulado.

A questão é essa. As pessoas portadoras de um vocabulário eficaz são pensadores construtivos. Os pensadores construtivos são especialistas em criar quadros positivos, de futuro, otimistas, nas mentes de seus ouvintes e na sua própria.
Para se expressar positivamente é preciso pensar positivamente. Para pensar positivamente, você deve usar palavras e frases que produzam imagens mentais positivas, construtivas.

Caso desejar ser um bom comunicador, você deve fazer uso do vocabulário eficaz!

Nenhum comentário: