quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Sábios Ensinamentos do Rei Salomão sobre o Poder das Palavras

O Rei Salomão, um dos homens mais sábio que o mundo já assistiu, escreveu um tratado sobre o poder das palavras. No livro de Provérbios, capítullo 15 e versículo 4, ele ensina que “a língua benigna é a árvore de vida, mas a perversidade nela deprime o espírito”. Um pouco antes, no versículo 1, “a resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”.

Aprendemos com seu tratado sobre relacionamento humano que, quando estamos irados, corremos o risco de magoar as pessoas através das nossas palavras, além de distorcer as situações e complicar ainda mais as coisas. Os resultados das palavras ditas no momento de furor são: distanciamento de relacionamentos, corações esfacelados, negócios perdidos, ressentimentos recalcados e até uma possível briga ou tragédia.

O Rei Salomão, através da sua maravilhosa obra literária, nos ensina uma lição maravilhosa sobre o poder das palavras, isto é, o modo como falamos é um fator decisivo nas nossas relações interpessoais. Ele nos ensina que, se quisermos obter bons resultados nos relacionamentos, é preciso trabalhar sabiamente a nossa maneira de falar.

Como fazer isso? Abaixo, quatro dicas ensinadas no “Manual da Sabedoria Humana”:

a) Evite Expressões Depreciativas

Em primeiro lugar, temos que trabalhar a nossa para evitar o uso expressões depreciativas. Em Efésios 4:29, encontramos “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem”.

b) Faça do Silêncio Seu Maior Companheiro

Em diversas situações, a melhor maneira de evitar que saiam palavras de ira e palavras torpes da nossa boca é a apostar no absoluto silêncio e na profunda reflexão dos fatos. O tratado do Rei Salomão, em Provérbios 21:23 enfatiza que “O que guarda a sua boca e a sua língua, guarda das angústias a sua alma

c) Pense Antes de Falar

Ouça um pouco mais o seu interlocutor, enfatize que quer compreender nitidamente o que ele tem para dizer para você, mesmo que o mesmo esteja te ofendendo ou te criticando.
Quando for a sua vez de falar, também será ouvido com respeito e fará uso de palavras sábias, de maneira calma e assertiva. Sei que é difícil de seguir esta dica, mas é o que ensina o manual no livro de Tiago 1:19 “Todo o homem seja pronto a ouvir, tardio para falar e tardio para se irar”

d) Faça Sempre Uso de Palavras Sábias e Agradáveis

Finalizo o artigo, sobre o que é dito em Colossenses 4:6, fala que as nossas palavras, além de agradáveis, devem ser utilizadas sabiamente: “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um”.

Que você leitor, possa absorver os ensinamentos do Rei Salomão. Não só absorver, como também conseguir colocar em prática no seu dia-a-dia para que suas relações interpessoais sejam saudáveis, harmoniosas e eficazes.

Um comentário:

simone teresa osores disse...

Achei muito interessante as 4 regras do Rei Salomão. Vou tentar colocar em prática. No início é muito difícil conseguir? Ou para algumas pessoas é quase que impossível??